• Análises físio-químicas e microbiológicas para a sua empresa

Água

Qualidade da Água


Recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade.

É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.

A Política Nacional de Recursos Hídricos, publicada em 8 de Janeiro de 1997, assegura à atual, e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos.

O Laboratório IP Instituto de Pesquisas Químicas auxilia na manutenção das águas por meio de ensaios químicos, físicos e microbiológicos especializados, para garantia da qualidade das águas superficiais, subterrâneas e residuárias com padrões nacionais

  • ÁGUA TRATADA
  • ÁGUA BRUTA
  • ÁGUAS INDUSTRIAIS
  • ÁGUAS RESIDUÁRIAS

As águas tratadas são definidas como aquelas submetidas a um tratamento, destinadas ao consumo humano, sem risco de apresentar contaminação por bactérias patogênicas.

A água tratada, produzida e distribuída para o consumo da população em território brasileiro é regulado pela Portaria n° 2.914 de 2001, publicada pelo Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

O Laboratório IP Instituto de Pesquisas Químicas dispões de técnicas analíticas de alta qualidade para avaliação da eficiência no tratamento químico e microbiológico das águas distribuídas para o consumo da população.

Os testes de qualidade das águas são importantes para garantir a segurança da água destinadas à uso públicos, como piscinas, academias, para usos agrícolas e processos industriais.

Legislações:
– Portaria 2.914 de 12 de dezembro de 2011 do Ministério da Saúde.